Somos uma das maiores empresas de tecnologia baseada na nuvem (cloud-based) na América Latina e somos líderes do mercado no Brasil em termos de receita. Focamos no desenvolvimento e fornecimento de soluções de software acessíveis, de fácil utilização, confiáveis e perfeitamente integrados para varejistas na América Latina, através de nosso modelo de negócio de software como serviço (software-as-a-service – SaaS). Durante o exercício fiscal encerrado em 2018, nossas receitas brutas de manutenção de uso dos softwares e royalties (em conjunto “receita de assinaturas”) representaram 86,8%, ou R$680,8 milhões, de nossa receita operacional bruta, um aumento de 15,5% em comparação a 2017, em reais. Com uma ampla oferta de soluções, somos uma plataforma de ponta a ponta (end to end platform) oferecendo ferramentas para gestão empresarial, soluções de pagamento, aplicações para comércio eletrônico (e-commerce) e omni- channel através de uma plataforma integrada e em constante evolução para varejistas de todos os portes e capacidades.

Desde a nossa constituição em 1985, nossa cultura empresarial centrada no cliente tem focado em inovação, agilidade, e construção de uma infraestrutura confiável, o que permitiu que nos adaptássemos às necessidades de nossos clientes, entregássemos soluções de software e serviços de fácil utilização e desenvolvêssemos uma ampla carteira de soluções integradas. Essas capacidades têm contribuído para nossa operação consistente e previsível, com receita de assinaturas representando 86,8% de nossa receita bruta mensal em 2018 e índice trimestral de retenção de clientes superior a 99% durante o ano. Ademais, nosso crescimento se baseia em uma forte trajetória de inclusão de novos produtos em nosso portfólio, incluindo nossa mais recente solução integrada de processamento de pagamentos, Linx Pay Hub, de modo a antecipar tendências e adaptando-se às mudanças em nosso mercado. Adicionalmente, também tivemos sucesso na transferência de nossos antigos produtos on-premise para nossa infraestrutura na nuvem (cloud-based).

Em decorrência de nossa capacidade de inovação, de nossa habilidade em nos adaptarmos às crescentes necessidades de nossos clientes e de nossos esforços de venda cruzada, temos com sucesso mantido e aumentado ao longo dos anos a participação de nossos serviços no portfólio de nossos clientes, como demonstrado na análise Cohort a seguir. Para fins do quadro abaixo, definimos como (1) “cohort anual” a receita gerada através do número de clientes que foram incluídos em nosso portfólio de clientes em determinado ano e (2) “retenção” como o percentual da receita gerada pelo cohort anual relevante de clientes em 2018 em comparação à receita gerada pelo mesmo cohort anual no ano imediatamente anterior ao qual incluímos estes clientes em nosso portfólio. Taxas de retenção são calculadas através deste método de modo a captar receitas geradas por clientes durante 12 meses (um exercício fiscal completo), mitigando o fato de que clientes são acrescentados ao portfólio em dias diferentes do ano. A receita presumida para a análise anual de cohort considera tanto novos clientes orgânicos como clientes das companhias adquiridas. Como demonstrado no quadro abaixo, todos os nossos cohorts anuais têm sido mantidos em mais de 100% considerando-se sua respectiva receita anual inicial.

Em razão de mais de 30 anos de operações dedicadas ao setor varejista no Brasil, desenvolvemos profundo conhecimento especializado e vantagens competitivas, que permitiram que nos tornássemos líderes no mercado brasileiro de softwares. Consequentemente, em 2017, atingimos 41,3% de participação no segmento de soluções de software de gestão em termos de receita, segundo a Pesquisa do International Data Corporation (“IDC”) de 2018. Alavancamos com sucesso nossa extensa base de clientes para a exploração de oportunidades de vendas cruzadas, resultando em maior economia de escala, maior fidelização de clientes (como refletido em nossos elevados índices de retenção de clientes) e menores custos de aquisição de clientes, traduzindo-se em um modelo de negócio de difícil repetição, com fortes barreiras naturais ao ingresso de novos concorrentes nesse mercado.

Em nossa história, adaptamos nossas operações às necessidades de nossos clientes e às tendências de mercado, através da expansão de nosso portfólio de produtos para oferecer uma plataforma integrada exclusiva com soluções abrangentes e levando a uma proposta de valores atrativa. Por exemplo, além do Linx Core, nossa principal linha de produtos que oferece sistemas de gestão empresarial integrada, em 2018 lançamos o Linx Digital, uma plataforma e aplicativo de comércio eletrônico (e-commerce) destinada a melhorar a experiência de compras omni-channel tanto para varejistas quanto para seus clientes. Através do Linx Digital, os varejistas podem interagir com os seus clientes e proporcionar uma experiência perfeitamente integrada em diversos canais, inclusive lojas físicas, aplicações de celular e na Internet. Ademais, em 2018, continuamos a nos adaptar às necessidades em constante evolução de nossos clientes e lançamos o Linx Pay Hub, oferecendo soluções de processamento de pagamentos integradas às nossas linhas de produtos Linx Core e Linx Digital. Através do fornecimento de serviços essenciais e soluções integradas para nossos clientes, conseguimos melhor compreender suas preferências de performance comercial enquanto aperfeiçoamos ainda mais nosso portfólio de produtos, com uma ampla solução de processamento de pagamentos.

Além de nossas próprias capacidades orgânicas de inovação, também expandimos nossas ofertas de produtos de varejo através de aquisições estratégicas de negócios em sinergia com nossas próprias operações, possibilitando que desenvolvêssemos ainda mais nossas capacidades de desenvolvimento de produtos. Desde 2008, foram concluídas 28 aquisições, o que acreditamos que demonstra nossa capacidade de identificar, negociar e integrar aquisições de modo consistente e disciplinado. Acreditamos que sejamos uma plataforma diferenciada, com conhecimento para capitalizar oportunidades consolidadas em nosso segmento de mercado e explorar novas verticais na medida em que o relacionamento entre varejistas e seus clientes continua a evoluir.

Para apoiar nossa trajetória de crescimento, em 2013 concluímos com sucesso a oferta pública inicial de nossas ações ordinárias no Brasil e rapidamente nos tornamos uma das mais proeminentes empresas de tecnologia do país listada no segmento Novo Mercado, o segmento de listagem da B3 com os mais elevados padrões de governança corporativa. Ademais em 26 de setembro de 2016, concluímos nova oferta pública primária, (oferta follow-on) de nossas ações ordinárias, destinando os recursos líquidos oriundos da emissão para o financiamento de aquisições estratégicas no setor de softwares para o varejo.

Nossas Linhas de Produtos

Oferecemos três principais linhas de produtos: Linx Core, Linx Digital e Linx Pay Hub. Iniciamos nossas operações através da nossa linha de produtos Linx Core, e, como parte de nossos esforços para nos adaptarmos às necessidades sempre em evolução de nossos clientes, criamos as nossas linhas de produtos Linx Digital e Linx Pay Hub. As soluções que oferecemos através de nossas linhas de produtos são especialmente destinadas às ofertas ERP/POS da cadeia de valor de nossos clientes, com o objetivo de desenvolver um ecossistema totalmente integrado e se tornar end to end platform para varejistas. Acreditamos que essas três verticais possibilitam que nos tornemos a melhor opção de parceiro a varejistas, através da prestação de serviços que aumentam as eficiências, integrando lojas digitais e físicas, ao mesmo tempo em que asseguram soluções de pagamento flexíveis, adequadas a cada um deles.

Perfil Corporativo

Linx Core

Nossa linha de produtos Linx Core fornece sistemas de gestão empresarial integrada. Os produtos Linx Core atendem toda a cadeia de varejo, desde softwares de automação empresarial que desempenham todas as operações necessárias no POS, até aplicativos de planejamento de recursos empresariais (enterprise resource planning – ERP), que incluem, entre outras características, ferramentas de gestão de estoque, gestão do relacionamento com clientes (customer relationship management – CRM), gestão financeira, contábil e fiscal, gestão do ciclo de vida de produtos, gestão de abastecimento, programas de fidelidade, notas fiscais eletrônicas e outros recursos interconectados. Com a oferta do nosso POS como produto principal, conseguimos realizar a venda-cruzada de várias de nossas capacidades ERP destacando a experiência consistente proporcionada. Em 31 de dezembro de 2018, mais de 45.000 varejistas utilizavam o Linx Core.

Nossos produtos de software Linx Core são desenhados de forma a possibilitar aos varejistas sua adaptação às suas necessidades comerciais em constante transformação, através de inovações consistentes e frequentes melhoramentos, que proporcionam novas funcionalidades e permitem que nossos clientes se adaptem ao complexo sistema tributário brasileiro bem como crescentes requisitos regulatórios. Segundo a Pesquisa do IDC de 2018, os gastos com software no mercado varejista brasileiro totalizaram R$2,4 bilhões em 2017, um crescimento de 10,4% em comparação ao ano de 2016.

Nossos produtos de software estão evoluindo, acompanhando as demandas de performance e experiências de usuários. Ademais, através de nossa infraestrutura na nuvem (cloud-based), podemos obter cada vez mais alavancagem operacional na medida em que nossos serviços e soluções continuem a crescer, resultando em margens maiores.

Através do Linx Core, acreditamos que contamos com capacidade para oferecer aos nossos clientes soluções simples e de baixo custo para atender suas necessidades, personalizadas ao seu porte e suas verticais. Nossas soluções modulares na nuvem (cloud-based) atendem de modo eficiente empresas de pequeno, médio e grande porte bem como grandes cadeias de varejo multinacionais. Oferecemos aos nossos clientes profundo conhecimento operacional e as melhores práticas em diversas verticais, inclusive lojas de vestuário, concessionárias de veículos, farmácias, lojas de artigos eletrônicos e de utilidades domésticas, lojas de departamento, lojas de materiais de construção, cadeias de fast food e postos de abastecimento.

Linx Digital

Nosso profundo conhecimento do setor varejista brasileiro também nos possibilita oferecer tecnologia enfocada em inovação, escalável e de machine-learning, adaptada ao mercado de varejo bem como plataformas de comércio eletrônico (e-commerce), análise de dados (data analytics) e sistema de gestão de pedidos (order management system – OMS), com tecnologia totalmente integrada ao nosso software ERP.

Nossa linha de produtos Linx Digital está subdividida em três categorias:

  • Linx Commerce: Nossa plataforma de comércio eletrônico (e-commerce), que proporciona aos nossos clientes uma solução personalizada e integrada em todos os canais, possibilitando uma verdadeira experiência de compras omni-channel (ex., catálogo eletrônico interativo, com informações sobre estoque e preços, entre outras funcionalidades);
  • Linx Impulse: soluções baseadas em big data e machine-learning para operações de comércio eletrônico (e-commerce), tais como pesquisa e recomendação, recuperação de clientes e anúncios. A engenharia de dados é essencial para o desbloqueio de insights, combinando, integrando e analisando dados direcionados para a aquisição de clientes e sua fidelização. Nesse contexto, nosso produto Linx Impulse é capaz de analisar o comportamento de clientes, ajudando nossos clientes a melhorar seus índices de conversão de clientes, por exemplo, reduzindo o índice de abandono de carrinho de compras (que representa o índice de produto escolhido por um comprador para a sua aquisição online, mas cuja aquisição é abandonada antes de sua consumação), com a personalização de companhas para aumentar as receitas, previsão e prevenção da rotação de clientes e reduzindo os custos de aquisição de clientes; e
  • Linx Omni: tecnologia OMS, que oferece aos nossos clientes ferramenta integrada para a gestão de diversos canais de distribuição e estoques de modo integrado. Com essa solução, uma loja física poderá atender um pedido acessando o estoque de outra loja e efetuar sua entrega para o cliente em sua residência, por exemplo, reduzindo a falta de produtos, melhorando a experiência do cliente e reduzindo custos de logística.

Com base no nosso conhecimento do setor varejista, acreditamos que o comércio eletrônico (e- commerce) possui significativo potencial de crescimento no Brasil. Ademais, o índice de conversão no comércio eletrônico (e-commerce) (que representa o índice de compradores que entram na página do varejista na internet e ao final concluem a compra de um produto) no Brasil foi de 1,4% em 2017, segundo a Pesquisa do E-commerce Radar de 2018, publicada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABCOMM. Acreditamos que os produtos e serviços que oferecemos irão positivamente impactar esses índices em virtude de nosso rápido ciclo de inovação, bem como nossas capacidades através do Linx Digital, incluindo tecnologias de big data e machine-learning, todas as quais são parte integrante de nossa estratégia para o Linx Impulse.

Linx Pay Hub

Em outubro de 2018, expandimos ainda mais a nossa plataforma, com a inclusão de soluções de pagamento através do Linx Pay Hub em resposta às necessidades sempre em evolução de nossos clientes. Acreditamos que nossa capacidade de oferecer soluções de pagamento através de plataforma totalmente capacitada nos possibilita explorar novas verticais de produtos, com custos de aquisição de clientes mais baixos, nos diferencia de outras soluções não especializadas e/ou não integradas e aumenta a fidelização de nossos clientes. Acreditamos que esses serviços também possam ser uma importante fonte de crescimento futuro tendo em vista nossa participação no mercado relevante do setor de softwares de gestão para o varejo, com elevados índices de retenção e serviços melhores. Em 2017, aproximadamente R$250 bilhões do Volume Bruto de Vendas (Gross Merchandise Volume ou GMV), foram processados em nossa plataforma Linx Core, equivalentes a, aproximadamente, 18,4% do volume total de compras da indústria, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – ABECS. Nossa meta é realizar vendas cruzadas e converter o máximo de nossos clientes para o Linx Pay Hub e capturar uma grande parcela dessa oportunidade de receitas. Estamos confiantes em nossa capacidade de executar essa estratégia tendo em vista nossa integração da carteira de produtos e proposta atrativa de valores.

A combinação de nossas linhas de produtos Linx Core, Linx Digital e Linx Pay Hub proporciona aos clientes uma plataforma end to end platform de soluções de tecnologia para sua gestão empresarial. Nosso processo de conversão comercial integrada e sem custos nos permite criar uma proposta de valor rápida e cativante para nossos clientes, com base na oferta de um produto que, em nossa opinião, não tem correspondentes na indústria. Nossa linha de produtos Linx Pay Hub oferece uma ampla gama de serviços e soluções para nossos lojistas, incluindo:

  • TEF: modelo baseado em assinaturas, totalmente integrado ao nosso software POS/ERP, proporciona um meio mais rápido e mais seguro para que nossos clientes realizem suas operações com comerciantes e seus clientes. Nossa solução TEF já foi adotada por mais de 40.000 pontos de venda;
  • Linx Pay: Serviços de subaquisição para a conversão de nossos clientes em nossa plataforma de pagamentos; e
  • Split de pagamentos: possibilidade de dividir os pagamentos entre diversos beneficiários (como, exemplificativamente, diversos prestadores de serviços ou canais de venda) e realizar uma operação mais eficiente sob a perspectiva operacional e fiscal.

Com a combinação de nossas principais soluções digitais e as capacidades de nossa plataforma de pagamentos, nossos clientes terão uma experiência perfeitamente integrada.

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