O IDC divulgou seu estudo anual sobre o mercado brasileiro de software para varejo, com os resultados relativos a 2018. De acordo com o estudo, o “total addressable market” (TAM) estimado atingiu R$10,0 bilhões, um aumento de 5,9% sobre 2017. A receita total de softwares de gestão para varejo (POS e ERP) em 2018 foi de R$1,3 bilhão, um crescimento de 6,1% sobre 2017 e uma penetração de 13,3% do TAM. Este é um resultado bastante positivo e que reflete a resiliência de soluções que tornam o varejo mais eficiente e produtivo. O market share da Linx atingiu 42,2% em 2018, um crescimento de 90 bps sobre o ano anterior. Desde o início da pesquisa em 2012, a Linx acumulou ganho de quase 15 pontos percentuais de market share, o que reflete uma consolidação contínua de posição competitiva no mercado de software de gestão para o varejo.

Entendemos que o mercado de soluções para o varejo segue apresentando uma sólida base para um crescimento significativo no Brasil, por conta de sua posição estratégica para o varejista. Esta visão é sustentada pela necessidade do aumento de eficiência de processos e contínua evolução da experiência de compra dos consumidores. Neste cenário, a Linx, com o seu alto nível de investimento e liderança, pode seguir aproveitando as novas oportunidades que tem como base a adoção de softwares de gestão e que continuam a evoluir em direção ao uso de uma plataforma end-to-end 100% integrada.

No mercado de e-commerce, também segundo o IDC, a Linx atingiu 12,2% de participação no mercado em 2018, uma evolução de 450 basis points em relação ao ano de 2017, consolidando-se como o segundo maior player do mercado. No mesmo ano a Linx cresceu mais que o dobro do líder de mercado, enquanto os outros players apresentaram queda na sua participação ou mantiveram-se praticamente estáveis.

Estes dados demonstram os resultados dos nossos investimentos na Linx Digital. Nos último cinco anos, investimos mais de R$280 milhões entre total de aquisições e P&D para desenvolver serviços digitais nativamente integrados à nossa plataforma end-to-end. Com isso, habilitamos o processo de digitalização de nossos clientes através da nossa plataforma de e-commerce, permitindo uma experiência de compra personalizada através do Linx Impulse (busca, recomendação e retargeting), além de tornar os varejistas OmniChannel ao contratar o OMS.

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