Código de Ética e Conduta

1. Apresentação

Este Código de Conduta Ética orienta individual e coletivamente os padrões de comportamento alinhados aos valores da Linx e estratégias de seus negócios, assegurando a reputação de empresa íntegra na condução de seus negócios, processos e relacionamentos. O cumprimento deste Código de Conduta Ética formaliza a relação da Linx com seus clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores, órgãos reguladores e sociedade.

1.1 Objetivo

A finalidade deste Código de Conduta Ética é servir como guia prático de conduta pessoal e profissional, a ser utilizado por todos os administradores, colaboradores e fornecedores de bens e serviços da Linx em suas interações e decisões diárias, mediante a aplicação da nossa missão, visão, valores e princípios gerais:

1.1.1 Missão

Tornar o varejo mais rentável, competitivo e sustentável por meio da tecnologia.

1.1.2 Visão

Ser a escolha natural em tecnologia e serviços para o varejo.

1.1.3 Valores:

A Linx tem o compromisso de conduzir o seu trabalho dentro dos seguintes princípios:

  • Seguimos os princípios da ética e as boas práticas de governança corporativa;
  • Prezamos pelo respeito, reconhecimento e desenvolvimento das pessoas;
  • Temos na essência a construção de relacionamentos duradouros;
  • Somos empreendedores e inovadores;
  • Valorizamos qualidade aliada à simplicidade e praticidade;
  • Atuamos com responsabilidade socioambiental.

2. Conflitos de interesse

É fundamental que nossas atitudes e comportamentos reflitam integridade pessoal e profissional. Devemos atuar sempre em defesa dos interesses da Linx, mantendo sigilo sobre projetos e operações da empresa bem como projetos e informações de nossos clientes e fornecedores.

O compromisso profissional e ético que temos com a Linx não permite que nossas atividades profissionais sejam influenciadas pelo interesse pessoal. Consideramos interesse pessoal vantagens materiais ou morais em nosso favor ou a favor de parentes, amigos ou pessoas com as quais tivemos relações pessoais, comerciais ou políticas. Situações que podem levar a conflito efetivo ou aparente incluem, mas não se limitam a:

  • Participar de decisões sobre a realização de negócios com empresas ou instituições em que você ou membro de sua família tenha interesse ou que possam gerar benefícios pessoais para você. Caso esteja nessa situação, você deverá obter prévia aprovação do Comitê de Ética;
  • Facilitar a realização de negócios com a Linx por meio de amizade, laços familiares ou para receber doação, presentes e obter favores;
  • Usar indevidamente o nome da Linx;
  • Utilizar informações confidenciais para favorecer investimentos pessoais;
  • Repassar informações confidenciais ou estratégicas sem autorização.

2.1 Relações afetivas, de parentesco e amizade entre colaboradores da Linx, de empresas concorrentes, de fornecedores e de prestadores de serviços.

A contratação de familiares e parentes de colaboradores da Linx, não é recomendada. Em situações excepcionais, a contratação de familiares e parentes poderá ser considerada desde que submetida à avaliação do superior imediato e aprovada pela Diretoria de Recursos Humanos. Nessa condição o colaborador não deverá ser responsável por contratar, supervisionar ou ter a capacidade de afetar as condições do contrato de trabalho ou mesmo influenciar o gestor imediato do colaborador com relação de parentesco. Além disso, os colaboradores com algum grau de parentesco não devem trabalhar na mesma área ou departamento ou em áreas ou departamentos cujas funções possam oferecer conflitos de interesses como Auditoria, Recursos Humanos, Contabilidade, dentre outras.

2.2 Brindes, presentes, favores, empréstimos e outras cortesias.

Os colaboradores não estão autorizados a aceitar presentes, benefícios ou vantagens que possam representar relacionamento impróprio ou prejuízo financeiro ou moral para a Linx. Entende-se por relacionamento impróprio todo aquele conflitante com os preceitos deste Código.

Brindes institucionais, que estejam identificados com o logotipo ou logomarca do fornecedor/parceiro poderão ser aceitos. Em situações excepcionais, ditadas em razão de protocolo, ou outra circunstância especial, poderão ser aceitos brindes não institucionais ou cortesias desde que devidamente reportados à Diretoria de Recursos Humanos.

É proibido aos colaboradores o recebimento de comissões, abatimento e/ou favores pessoais, que se justifiquem por seus cargos e funções na Linx, assim como auferir ou conceder qualquer forma de reciprocidade, ganhos ou vantagens pessoais junto a instituições financeiras, corretores, segurados ou clientes em geral, no contexto do relacionamento profissional.

Trocar brindes ou presentes e compartilhar entretenimento em associação a finalidades empresariais legítimas podem estimular relacionamentos construtivos com terceiros. No entanto, os brindes, presentes ou entretenimentos nunca devem afetar nem parecer afetar a tomada de decisão imparcial por parte dos colaboradores da Linx ou de terceiros quaisquer. Nunca devem ser oferecidos nem recebidos em troca de tratamento preferencial em nenhuma negociação empresarial.

A Linx proíbe pagamentos ou recebimentos ilícitos, propinas, corrupção e suborno.

2.3 Atividades fora da Linx

Os colaboradores não devem exercer atividades externas (remuneradas ou não) que possam conflitar ou aparentar conflitar com os interesses da Linx, não devem ter impacto negativo sobre os interesses comerciais da empresa e tampouco interferir em sua capacidade de cumprir suas responsabilidades com a Linx. Na dúvida, a situação deve ser submetida ao superior imediato e aprovada pela Diretoria de Recursos Humanos.

É proibida a comercialização de produtos não permitidos pela Linx dentro de suas instalações.

2.4 Atividades políticas

Mantemos sempre uma postura de neutralidade política no ambiente de trabalho e na condução dos negócios da empresa, consistindo, principalmente na recusa de favorecer uma corrente política.

A Linx não tem restrições a que os colaboradores exerçam seus direitos político-partidários, sem prejuízos a suas atividades profissionais.

Qualquer participação em atividade político-partidária é feita em caráter pessoal, e não como representante da empresa.

3. Relações internas e no ambiente de trabalho

As relações no ambiente de trabalho devem pautar-se pela cortesia, respeito, colaboração e cooperação mútua. Todos os colaboradores devem contribuir para a criação e manutenção de um bom clima de trabalho, nos seguintes termos:

  • Comportamento honesto, transparente e cordial;
  • Não são aceitáveis práticas de discriminação em relação à cor, raça, credo religioso, orientação sexual, idade, origem, condição física, classe social ou opinião política;
  • No exercício de funções que possibilitem o repasse de despesas para a empresa e/ou para clientes, deve-se efetuar apenas e tão somente os gastos efetivamente necessários aos fins propostos, não utilizando tais recursos para despesas pessoais;
  • No desenvolvimento de suas funções, aja de forma consciente, respeitando as normas de meio ambiente e saúde pública, bem como compromissos assumidos pela organização no tocante ao desenvolvimento sustentável;

3.1 Assédio moral e sexual

É compromisso profissional de todos os colaboradores da Linx que a correta execução de suas funções na empresa desenvolva-se em um ambiente positivo de trabalho, e, em especial isento de toda pressão, cobrança ou perseguição que seja de natureza moral ou sexual. Não toleramos qualquer forma de abuso ou assédio moral ou sexual aos colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores, clientes ou qualquer outra pessoa com a qual tenhamos contato. Não aceitaremos o uso de linguagem abusiva ou indecorosa durante reuniões, comunicações ou quaisquer interações no ambiente de trabalho. A empresa adotará as medidas necessárias com vistas a aplicar sanções em toda manifestação que caracterizem assédio moral e sexual.

3.2 Liderança responsável

De pessoas que exerçam funções de liderança, além do comportamento esperado de seus colaboradores, a Linx espera que:

  • Desenvolva suas atividades de forma a tornar-se um exemplo para aqueles que integram sua equipe direta;
  • Tenha lisura em todas as suas condutas, não utilizando a sua posição para impor de forma irregular o seu poder ou práticas de abuso de autoridade, tais como: prestação de serviços pessoais, assédio sexual e assédio moral;
  • Reconheça o mérito de cada colaborador e proporcione igualdade de acesso às oportunidades de desenvolvimento profissionais existentes, segundo as características, competências e contribuições de cada colaborador. Não se admite nenhuma decisão que afete a carreira profissional de colaboradores baseados apenas em relacionamento pessoal.

4. Relações com clientes e fornecedores

a) Clientes

O compromisso com a satisfação de nossos clientes deve refletir-se no respeito aos seus direitos e na busca por soluções que atendam a seus interesses, sempre em consonância com os objetivos de desenvolvimento da Linx. Temos a convicção de que os clientes são nossa própria razão de existir e, como consequência, todos os compromissos por nós assumidos perante eles devem ser integralmente respeitados, sem tratamento preferencial a quem quer que seja por interesse ou relacionamento pessoal. Os colaboradores deverão evidenciar elevado profissionalismo e respeito no atendimento ao cliente, atendendo-o com cortesia e eficiência. Ademais, devemos assegurar-nos de que todas as informações por nós divulgadas quanto aos serviços e produtos que oferecemos primem pela clareza e exatidão e estejam em conformidade com a regulamentação e legislação aplicáveis.

Devemos dar amplo conhecimento aos clientes das condições e normas que regem os respectivos produtos e serviços, bem como dos riscos implícitos, respeitando sempre as regras de negociação.

b) Fornecedores

Devemos contratar fornecedores e estabelecer relações de negócios com parceiros que operem com padrões éticos compatíveis com os nossos mediante rigoroso processo de seleção, dando amplo conhecimento das normas e condições que regem este Código.

A Linx é manifestamente contra o trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo e não aceita essa prática em seus fornecedores e prestadores de serviço.

A Linx mantém o compromisso de tratar com respeito, imparcialidade e igualdade cada de um seus fornecedores, baseando suas escolhas em avaliações objetivas relacionadas à qualidade dos produtos e serviços prestados.

5. Relações com os acionistas e mercado de capitais

A Linx é uma organização aberta comprometida com as boas práticas de governança corporativa e preocupada em assegurar elevados padrões de transparência, conformidade, prestação de contas e equidade de tratamento com os investidores e o mercado de capitais em geral.

Estamos empenhados em entregar o mais alto valor agregado a nossos acionistas:

  • Tomando e executando decisões prudentemente e reconhecendo que lidamos com os ativos de nossos acionistas;
  • Integrando um forte controle do gerenciamento de riscos e de cumprimento de normas com nossos processos de negócio;
  • Disponibilizando ao mercado as informações na forma estabelecida pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários.

Toda e qualquer comunicação com acionistas deve ser autorizada pelo Diretor de Relações com Investidores e deverá ser realizada e/ou acompanhada pela área de Relações com Investidores (ri@linx.com.br).

5.1 Informações privilegiadas e fatos relevantes

Devemos manter em absoluto sigilo as informações sobre projetos, negócios, atividades e resultados da Linx que ainda não tenham sido divulgadas ao mercado e que possam interferir na cotação das ações da organização nas bolsas de valores e influenciar as movimentações do mercado e/ou as decisões de investimento. Tanto a distribuição de resultados quanto a divulgação de informações deverão ser feitas de forma absolutamente simétrica, sem criar privilégios.

Fatos relevantes não devem ser discutidos em lugar público. Os colaboradores que, inadvertidamente ou sem autorização, de qualquer modo, comunicarem, pessoalmente ou por intermédio de terceiros, informação privilegiada a qualquer pessoa antes de sua divulgação ao mercado deverão informar tal ato imediatamente ao Diretor de Relações com Investidores para que este tome as providências cabíveis.

Os colaboradores devem ainda não se valer de informações para obter, direta ou indiretamente, para si ou para terceiros, quaisquer vantagens pecuniárias, inclusive por meio da compra ou venda de valores mobiliários da emissão da organização.

6. Relações com a imprensa e participação em redes sociais

6.1. Imprensa

É dever de todos os colaboradores e parceiros de negócio da empresa zelar pela imagem institucional, reputação organizacional, marcas e produtos da Linx, sendo que todo contato com qualquer órgão de imprensa deverá ser previamente aprovado pela Diretoria de Marketing. Nossos representantes, quando autorizados a se manifestar em nome da empresa, devem expressar o ponto de vista Institucional.

6.2. Redes sociais

Redes sociais têm o poder de ampliar a capacidade de comunicação, levando mensagens rapidamente para além do círculo de interações pessoais rotineiro. Os colaboradores da Linx devem tomar precauções ao utilizar redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn a fim de preservar a imagem da empresa:

  • Cadastrar-se nas redes sociais com o seu próprio nome e com e-mails pessoais, não utilizando o nome da Linx ou o e-mail corporativo. ;
  • Só publicar ou compartilhar informações corporativas classificadas como públicas, ou seja, que já tenham sido publicadas nos veículos de comunicação oficiais da empresa;
  • Não expor informações confidenciais da Linx ou de clientes, parceiros e fornecedores, bem como informações ou opiniões que possam ferir a imagem da empresa, de seus colaboradores, parceiros, fornecedores ou clientes;
  • Zelar pela proteção da sua reputação e da empresa. Ao identificar qualquer situação que possa colocar em risco a imagem da empresa, informe à área de marketing.

7. Relações com concorrentes

A concorrência leal deve ser o elemento básico em todas as nossas operações e relações com outros grupos e/ou empresas. Nossa competitividade deve ser exercida com base neste princípio.

Não devem ser feitos comentários que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para a divulgação de boatos sobre eles. Trate os demais grupos econômicos com o mesmo respeito com que a Linx espera ser tratada.

8. Confidencialidade e segurança da informação

Quaisquer documentos e dados são confidenciais e de propriedade da empresa. São igualmente de propriedade da Linx todos os documentos referentes à especificação de produtos, manuais, softwares, hardwares e aplicativos desenvolvidos ou em uso, mesmo que o Colaborador tenha participado de seu desenvolvimento.

9. Comitê de Conduta Ética

A Diretoria de Recursos Humanos é a área responsável pela proposição de ações quanto à disseminação e cumprimento deste Código, de modo a assegurar a sua eficácia e efetividade.

A Diretoria de Recursos Humanos poderá acionar áreas como Jurídica, Financeiras e demais áreas para compor um comitê quando julgar necessário.

A Diretoria de Recursos Humanos avaliará casos que deverão ser submetidos à análise do Diretor-Presidente da Linx.

10. Dúvidas e denúncias de violações ao Código de Conduta Ética

Este Código de Conduta Ética legitima as políticas e normas estabelecidas pela Linx. É um guia de conteúdo ético, a ser seguido tanto na vida pessoal como na profissional.

Considerando que dificilmente um Código de Conduta Ética abrange todas as situações encontradas na prática, acreditamos no senso de julgamento de todos, incentivando-os a consultar em caso de dúvidas, seu superior imediato ou Diretoria de Recursos Humanos.

Situações conflitantes com o Código de Conduta Ética ou que não estejam nele contidas podem surgir de forma inesperada em nosso cotidiano, cabendo a cada um a responsabilidade de posicionamento a respeito, lembrando que a legislação se sobrepõe em todos os aspectos ao Código de Conduta Ética.

As violações ao Código de Conduta Ética estão sujeitas às ações disciplinares cabíveis, independente do nível hierárquico, sem prejuízo das penalidades legais cabíveis e devem ser feitas Diretoria de Recursos Humanos pelo e-mail comitedeetica@linx.com.br de maneira clara e transparente com o máximo de detalhamento possível sobre a situação. A identidade do colaborador será tratada de maneira sigilosa se assim solicitado for.

Responsabilidades

Colaboradores: cumprir o Código de Conduta Ética e comunicar ao seu superior direto ou Diretoria de Recursos Humanos situações que conflitem com esse Código.

Diretoria de Recursos Humanos: Assegurar que todo colaborador receba esse código e apoiar gestores e colaboradores em situações que conflitem com esse Código.

Gestores: Ser exemplo de conduta ética, cumprir o código e esclarecer dúvidas dos colaboradores.

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

DECLARAÇÃO

Declaro, para todos os fins, ter recebido uma via do Código de Conduta Ética da Linx e, tendo lido e compreendido seu conteúdo, comprometo-me a cumpri-lo em seus integrais termos.

________________________, _____ de ________________ de ________.

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Nome completo

RG.:

Depto.:

Última atualização: 24 de fevereiro de 2014