Por que a Linx?

Posição de liderança no mercado e expertise em varejo

Somos o líder de mercado, detendo uma participação de 40,2% no mercado de softwares de gestão de varejo no Brasil, patamar maior do que a soma das participações de mercado dos nossos três principais competidores, de acordo com a Pesquisa IDC. Acreditamos possuir uma profunda expertise em muitas verticais de varejo, o que, combinado com as nossas soluções abrangentes e aderentes aos negócios de nossos clientes, permitiu que nos tornássemos o fornecedor líder de soluções de software para o varejo no Brasil, segunda a Pesquisa IDC.

Trabalhamos de forma bastante próxima aos nossos clientes para compreender os seus negócios e as suas necessidades e, desta forma, conseguimos oferecer soluções customizadas de software. A nossa longa presença neste mercado nos permite desenvolver produtos para o setor varejista com aderência que consideramos ser excepcionalmente elevada, criando naturalmente fortes barreiras para novos participantes que queiram entrar no mercado. Ao mesmo tempo, isto nos permitiu desenvolver expertise dedicado e o conhecimento local das melhores práticas das verticais do varejo, incluindo lojas de vestuário, concessionárias de automóveis, postos de gasolina e lojas de conveniência, farmácias, lojas de eletrônicos e eletrodomésticos, lojas de mercadorias em geral, lojas de materiais de construção e restaurantes. Como líderes de mercado, acreditamos que nós atraímos e retemos os melhores e mais inovadores profissionais de tecnologia da indústria de softwares para o varejo.

Soluções inovadoras, abrangentes e de fácil implementação para varejistas

Acreditamos que fomos os primeiros a introduzir muitas soluções inovadoras de software, permitindo à indústria varejista brasileira aumentar o seu nível de automação e eficiência. Por exemplo, introduzimos a integração consistente de ERP e POS na década de 1990 e a integração consistente de ERP, POS, conectividade e pagamentos eletrônicos em 2003. Acreditamos continuar na vanguarda da migração tecnológica no Brasil, permitindo que varejistas adotem soluções da próxima geração conforme cresçam as suas necessidades comerciais, aumentando a demanda das nossas soluções cloud-based, nossas soluções para comércio eletrônico e nossas soluções de mobilidade.

As nossas soluções abrangentes e integradas lidam com as necessidades de varejistas que variam de pequenas e médias empresas até os maiores varejistas globais e os principais franqueadores do Brasil. As nossas soluções em cloud e on premise escaláveis e modulares podendo ser facilmente configuradas para permitir funções e funcionalidades específicas de diferentes verticais e tamanhos com a integração consistente de lojas de varejo e localidades de franquias. Por exemplo, as nossas soluções personalizadas podem incluir ERP, consistindo em gestão de pedidos, controle de produção, gestão de estoque, gestão de lojas, logística, gestão financeira, contabilidade e tributos; POS; CRM; comércio eletrônico; NF- E; NFC-E; Mobilidade e conectividade, que incluem múltiplas opções para operações de pagamento eletrônico.

Acreditamos que nossos softwares permitem aos varejistas a adoção de mudanças nas suas necessidades comerciais por meio do um rápido ciclo de inovações, com atualizações, que geralmente contêm novas funcionalidades e oferecem suporte para o complexo sistema tributário brasileiro, bem como também para as novas exigências regulatórias do país. Além disso, nossos softwares evoluem com base nas exigências de desempenho e na experiência dos usuários. Ao oferecermos as nossas soluções de software como um serviço cloud-based, possibilitamos aos nossos clientes operar as nossas últimas versões sem o ônus de vultosos investimentos iniciais e custos de upgrades, e configurar os nossos aplicativos de forma a satisfazer as suas necessidades comerciais específicas.

Modelo de negócios previsível e com histórico de crescimento e rentabilidade

Vendemos as nossas soluções em cloud e on premise principalmente por meio da celebração de contratos anuais renováveis automaticamente com nossos clientes, os quais nos pagam uma taxa mensal, reajustável pela inflação a cada renovação criando com isto alta recorrência e previsibilidade em nossos resultados. A nossa carteira de produtos, os nossos serviços e o nosso modelo de negócios nos permitiram atingir, no nosso entendimento, um elevado nível de satisfação junto aos nossos clientes.

A nossa receita operacional líquida e o nosso EBITDA cresceram a um CAGR de 15,9% e 10,1%,respectivamente, do exercício findo em 31 de dezembro de 2014 para o exercício findo em 31 de dezembro de 2016. Neste mesmo período, a parcela recorrente da nossa receita se manteve na média de 84%, o que acreditamos nos dar grande visibilidade e previsibilidade em nossos negócios. A nossa margem EBITDA foi de 25,1% no exercício social de 2016.

Base de clientes ampla e diversificada

Beneficiamo-nos de uma base de clientes ampla e diversificada, que varia desde empresas de pequeno e médio portes a grandes cadeias varejistas. Em 31 de dezembro de 2016 a nossa base de clientes contava com 43.966 clientes. Beneficiamo-nos de uma baixa concentração de clientes, sendo que o nosso maior cliente representou somente 2,6% da nossa receita no período encerrado em 31 de dezembro de 2016, enquanto os nossos 100 maiores clientes representaram somente 32,2% da nossa receita total. Acreditamos que o elevado nível de satisfação dos nossos clientes acarretou baixas taxas de não-renovação, o que nos permitiu atingir um índice de renovação de 94,4% em 2016.

Histórico de aquisições bem sucedidas

Acreditamos possuir uma capacidade e um histórico sólidos na identificação, negociação e integração de aquisições. Ademais, desenvolvemos um modelo de integração que, em nossa avaliação, nos permite integrar de maneira eficiente e tempestiva os negócios por nós adquiridos. Desde 2008, adquirimos 22 empresas com grande sucesso. Nossa estratégia de aquisição está focada em adicionar novas verticais do varejo, expandir nossa atuação para novas regiões dentro do Brasil e agregar novas tecnologias que acelerem nosso ritmo de inovações. Por exemplo, a aquisição da Quadrant, em 2008, reforçou nossa presença no Estado do Rio de Janeiro; a aquisição da Custom, em 2011, expandiu nossa presença na região sul do Brasil; as aquisição da Compacta, em 2012, e Dos ativos da Seller, em 2013, permitiu-nos ingressar em novas verticais do varejo, de serviços de alimentação e postos de combustíveis e lojas de conveniência, respectivamente ; ao passo que a aquisição da Direção reforça a oferta de TEF, as aquisições da Big Sistemas e da Softpharma, em dezembro de 2014 permitiu-nos ingressar em uma nova vertical do varejo, a vertical de farmácias; a aquisição da Neemu e Chaordic, em setembro de 2015, empresas líderes em personalização da experiência de compra online, com foco em ferramentas de busca e recomendação para e-commerce; em julho de 2017 ocorreu a aquisição da Synthesis,o primeiro passo para a expansão internacional da Linx, que visa aumentar significativamente seu mercado potencial, além de acompanhar a internacionalização de seus clientes brasileiros. A Synthesis, com presença marcante no México e na Argentina, entre outros países.

Última atualização: 11 de agosto de 2017