Perfil Corporativo

A Linx está presente no mercado há mais de 30 anos oferecendo aos seus clientes um sistema de gestão empresarial integrada que contempla toda a cadeia do varejo, partindo dos softwares de automação comercial, que realizam todas as operações necessárias do ponto de venda (POS), até o ERP completo, que inclui, entre outras funcionalidades, gestão de estoques, relacionamento com os clientes, gestão financeira, de contabilidade e fiscal, gestão do ciclo de vida dos produtos, gestão de suprimentos, além de outras funcionalidades interligadas.

A Companhia acredita que sua maior vantagem competitiva é o foco exclusivo no varejo. Isso permitiu que desenvolvesse um conjunto de softwares e aplicativos com alto nível de aderência, profundidade tanto em termos de verticais específicas do varejo, como também nos diferentes portes de varejistas. Adicionalmente, seu modelo de negócios é baseado na cobrança de manutenções mensais, desestimulando a cobrança de altos valores iniciais de licenças, o que torna suas soluções bastante escaláveis e acessíveis para varejistas de diferentes tamanhos. Nos últimos anos, tem desenvolvido novas ofertas adjacentes aos softwares de POS e ERP, sempre baseadas em modelo de entrega em cloud. Isso tem facilitado a venda e a implantação destas soluções e incentivado fortemente a venda cruzada das mesmas na base de clientes. Estas novas soluções incluem por exemplo uma plataforma completa de e-commerce, integrada ao ERP, para varejistas tradicionais poderem aproveitar este novo canal de vendas e comunicação com seus consumidores, um software de CRM inovador e focado em ferramentas que permitam aos varejistas interagirem de maneira mais eficiente com seus clientes, entre outras soluções, como nota fiscal eletrônica, conectividade, TEF e aplicativos de mobilidade.

Outro ponto importante do modelo de atuação da Linx é a sua verticalização nos serviços profissionais relacionados à implantação, customização e consultoria de suas soluções. Com isso, se aproxima dos varejistas, amplia seu conhecimento de seus modelos de atuação e fomenta a troca de melhores práticas entre diferentes verticais e portes de varejistas. Por fim, a Companhia também foca no modelo de venda e atendimento comercial direto a seus clientes. Suas equipes comerciais são focadas tanto na busca de novos clientes, como também na gestão das carteiras atuais. Esta proximidade com nossos clientes é um dos principais motivos para nossa alta taxa de renovação de contratos.

A Companhia conta com mais de 3.000 colaboradores em sua matriz e filiais e dispõe de franquias e canais distribuídos pelo Brasil e exterior. Para atender de forma integral às necessidades atuais do mercado varejista, a Linx oferece diversas soluções a seus clientes. Abaixo é apresentada uma descrição dos produtos e serviços comercializados pela Companhia:

Modelo de negócios

Para atender de forma integral às necessidades atuais do mercado varejista, a Companhia oferece diversas soluções a seus clientes. Nossas soluções oferecem as funções essenciais que são necessárias para efetivamente gerenciar e processar os recursos operacionais e financeiros de uma organização de varejo brasileiro. Nossos aplicativos permitem aos nossos clientes interagir, colaborar e tomar decisões de negócios utilizando dados precisos a partir de vários dispositivos.

A Companhia possui um modelo SaaS (Software as a Service) de cobrança, que tem como direcionador (i) a cobrança de serviços profissionais de implantação, customização e consultoria; e (ii) o pagamento de uma taxa de manutenção periódica para utilização de nossos softwares de modo a garantir uma recorrência e a previsibilidade nas receitas da Companhia. A maior parte da nossa receita é derivada da mensalidade de uso dos sistemas desenvolvidos pela Companhia. Nossa receita é dividida em dois grupos:

  • Receitas recorrentes: decorrem de mensalidade do uso dos softwares, o que inclui as atualizações dos produtos contratados, assistência técnica, help desk e serviços de hospedagem de software, do pagamento das equipes de suporte localizadas nos clientes da Companhia e dos serviços de conectividade. São assim denominadas, tendo em vista a periodicidade de sua ocorrência e a alta taxa de renovação desses contratos.
  • Receitas de serviços: decorrem de serviços de implementação dos sistemas da Companhia, incluindo customização, treinamento e demais serviços relacionados aos nossos produtos. Tem como característica a não recorrência automática.

ERP (Enterprise resource planning)

O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. A Linx oferece esta solução em versões cloud, especialmente quando instalada em franquias e clientes menores, como também no ambiente do próprio cliente, especialmente nos franqueadores e em cadeias maiores de lojas próprias. Oferecemos toda a expertise de processos e legislação atrelada ao segmento, buscando adequar seu portfólio de produtos para cada perfil de empresa, independente do porte, modelo de negócio e com soluções que buscam abranger e agregar todas as áreas da empresa. Podemos atender clientes das mais diferentes verticais do varejo, como, por exemplo, vestuário, calçados, acessórios, food service, concessionárias de veículos, postos de combustível e lojas de conveniência, farmácias, material de construção, lojas de departamentos, eletrônicos e computação, entre diversas outras. Os principais módulos de nosso ERP são:

  • Comercial: administração de ordens de venda integradas com parceiros internos e externos;
  • Industrial: controle de produção, desde a compra com fornecedores até a entrega do produto ao departamento de logística;
  • Fornecimento: administração de estoque, preços e cronogramas para reposição de produtos e materiais;
  • Administração: informações sobre o negócio e análises para diretores e gerentes;
  • Logística: controle de estoque de matéria prima e produtos acabados, caixas e depósitos;
  • Financeiro: operações necessárias para a administração financeira da companhia, com a criação de parâmetros sobre as regras aplicáveis; e
  • Contabilidade e tributação: gestão de informações regulatórias e administrativas.

As soluções de ERP tem por objetivo se adequar ao perfil e porte de nossos clientes, conforme suas necessidades:

  • Pequenas e médias redes varejistas: a Companhia oferece aos pequenos varejistas um ERP que controla diferentes fases do negócio, desde a produção até a venda na loja com uma interface amigável, elevado padrão de segurança, alto grau de flexibilidade e baixo custo de implantação.
  • Grandes lojas ou redes: para este perfil de varejo, a Linx oferece uma solução robusta, que acredita ser ideal para grandes lojas ou redes, atendendo desde processos financeiros, contábeis e fiscais até a gestão de estoque e produção, logística e comercial.
  • Franqueadores ou franqueados: a Linx oferece um ERP especialista no modelo de franquias, totalmente WEB e com recursos que contemplam desde a gestão do ponto-de-venda até a visualização de informações gerenciais.

POS (Point of sale)

A Linx oferece soluções de software para os terminais das lojas de seus clientes, onde ocorrem suas transações de venda. Em sua grande maioria, estas soluções são integradas aos próprios softwares de ERP da Companhia. Em determinados casos, as soluções de POS da Linx podem ser integradas também a softwares de ERP de outros fornecedores.

A Linx oferece toda a expertise de processos e legislação atrelada ao segmento, buscando adequar seu POS para cada perfil de empresa, independente do porte, modelo de negócio e com soluções que buscam abranger e agregar todas as necessidades operacionais de uma loja.

A Companhia pode atender clientes das mais diferentes verticais do varejo, como por exemplo vestuário, calçados, acessórios, food service, concessionárias de veículos, postos de combustível e lojas de conveniência, farmácias, material de construção, lojas de departamentos, eletrônicos e computação, entre diversas outras.

São oferecidas oferece soluções que controlam dois setores-chave do ponto de venda:

  • Software de operação do terminal e software de POS: softwares de gestão das operações de pré-venda, venda, controle de caixa, inventário de loja, gerenciamento contábil-fiscal, emissão de cupom fiscal, nota fiscal eletrônica (NF-e), Nota fiscal eletrônica para o consumidor (NFC-e) e cadastro de clientes (CRM).
  • Manutenção e gestão da loja: entrada e saída de mercadoria (controle de estoque), configuração dos terminais e tarefas administrativas.

Mobilidade

Por meio de smartphones ou tablets, clientes são atendidos de forma rápida e personalizada, sem filas e com muito mais interação com a variedade de produtos oferecidos na loja. A Linx disponibiliza soluções para diferentes segmentos do varejo, usando recursos como catálogo virtual, combinação de looks, consulta de estoque, registro da pré-venda e venda, fila da vez e fechamento do atendimento.

Alguns exemplos de módulos de mobilidade são:

  • Linx Moda Mobile: o aplicativo amplia a interatividade das marcas com seus clientes, que podem conferir e interagir com o lookbook da coleção, adicionar suas peças favoritas à wishlist ou compartilhá-las nas redes sociais, localizar lojas mais próximas, acessar o blog da marca e ficar por dentro de todas as novidades.
  • Linx Shopping Mobile: os usuários podem ter acesso facilmente a todas as informações do shopping com esse aplicativo, como a lista de lojas e restaurantes, programação atualizada do cinema, agenda de eventos, novidades, promoções, marcador de vagas e pagamento de estacionamento, como chegar e descrição de todos os serviços oferecidos.

As soluções de mobilidade são oferecidas em cloud e estão integradas aos demais softwares da Companhia. Estas ofertas tem como foco a venda cruzada dentro da base de clientes da Linx.

E-commerce

Nossa plataforma de e-commerce é totalmente integrada ao nosso software de ERP. Isso se torna uma importante vantagem competitiva, na medida em que torna mais fácil e acurada a gestão de estoques, clientes e processos por parte dos varejistas. É totalmente baseada em cloud e o foco principal desta oferta está na venda cruzada com clientes da Companhia.

O serviço de e-commerce consiste no recebimento de ordens de venda por atacado e acompanhamento de metas de venda; venda direta para o consumidor final; e catálogo eletrônico interativo com informações sobre estoques, preços, entre outros, integrado ao sistema ERP.

Nossas soluções em e-commerce são projetadas para permitir aos nossos clientes oferecer uma experiência consistente, relevante e personalizada de compra cross-channel por meio de catálogo, merchandising, marketing, pesquisa e navegação guiada, personalização, e capacidades de ajuda ao vivo (live-help). Esta plataforma combinada é projetada para permitir que nossos clientes fortaleçam a fidelidade de seus clientes, melhorem o valor da marca, alcancem melhores resultados operacionais, aumentem o serviço ao cliente e melhorem os tempos de resposta de negócios em ambientes de comércio online e tradicional.

Adicionalmente, essa plataforma oferece personalização da experiência de compra online através das ferramentas de busca e recomendação, reforçando a estratégia de omnichannel da Linx.

CRM

Consideramos nossa oferta de CRM inovadora e diferenciada. Ela é totalmente baseada em Cloud e tem como foco disponibilizar aos varejistas a possibilidade de gerir e interagir diretamente com seus consumidores.

Oferecemos um amplo portfólio de aplicativos de CRM, que são projetados para ajudar os nossos clientes a gerir os seus processos de venda de forma mais eficiente, integrar campanhas de marketing e conteúdo em seus processos de venda de forma mais eficaz e entregar serviço de alta qualidade aos seus clientes.

O CRM proporciona informações para aumentar a aquisição, maximização de valor e a retenção dos consumidores da marca, embasando as decisões para a captação de novos consumidores, reconquista e reativação de inativos através da administração das campanhas de marketing, programas de fidelidade e cartões presente da empresa. Sendo uma oferta complementar a nossas demais soluções de software, o foco principal é a venda cruzada à base atual de clientes da Companhia.

Conectividade e TEF

Atualmente, um volume significativo de transações de cartão de crédito e débito trafegam pelos gateways em cloud geridos pela Linx (R$ 14,6 bilhões em dezembro de 2015). Além disso, interliga matriz, filiais e lojas promovendo o tráfego de dados dos mais diferentes softwares de gestão, inclusive os baseados em cloud, além do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos).

Possui infraestrutura própria em dezenas dos maiores shopping centers e backbone nos principais data centers com sistemas centrais redundantes. Com uma equipe de tecnologia que monitora, gerencia e presta suporte 24 horas por dia, nos sete dias da semana, a Linx possui um Network Operational Center (NOC) próprio e um eficiente Help-Desk para as lojas. Desta forma, é possível interligar matriz e filiais em todo o País com links dedicados de alta performance e segurança, por onde trafegam diversos serviços críticos e de alto valor agregado para o varejo, em particular os baseados em cloud,

A Companhia tem administração proativa em conectividade e meios de pagamento eletrônicos, tendo administração completa sobre tais soluções. Com o aumento da representatividade das transações com cartões de crédito e débito, bem como a adoção dos softwares baseados em cloud, tem aumentando a importância e a receptividade destas soluções por parte dos varejistas.

Sendo uma solução complementar a suas ofertas de softwares, o principal foco está no esforço de venda cruzada na base atual de clientes, tornando-se assim um facilitador da performance, estabilidade e disponibilidade das mesmas.

Implementação

O sistema deve estar adequadamente configurado para atender aos requerimentos de negócios representados nos processos internos dos clientes. Por isso, após a assinatura do contrato de prestação de serviços com a Linx, entra em campo a equipe de implementação da Companhia. É função dos serviços de implantação zelar pela instalação dos sistemas, ajustar a configuração para contemplar as regras de negócio e capacitar o cliente para o uso.

Na Linx, os serviços disponibilizados para projetos de implantação garantem:

  • análise da aderência de requerimentos de negócio e software, geralmente utilizados para dimensionar o tamanho e complexidade de projetos e necessidades de customizações;
  • arquitetura de integração dos sistemas Linx com sistemas legados do cliente;
  • administração do ciclo de vida do projeto dentro das práticas internacionalmente difundidas pelo PMI (Project Management Institute), com profissionais certificados;
  • configuração de software para atender às regras de negócio e integração com instituições financeiras e Governo;
  • customização de software para o ajuste fino da solução para os negócios do cliente (relatórios, emissão de notas, etc);
  • desenvolvimento da estratégia de implantação, avaliando impactos operacionais e facilidade de absorção de conhecimentos sobre as novas operações informatizadas; e
  • assistência de operação com reforço de treinamento ("onthejob").

Para implantação das soluções contratadas pelo cliente, horas de serviço serão alocadas de acordo com as necessidades do projeto e serão reconhecidas pela entrega no resultado do período em que forem utilizadas. Após o término da implantação, as soluções contratadas pelo cliente entram em produção e é iniciada a cobrança da taxa de manutenção.

Customização

Os sistemas da Linx são focados para o setor de varejo e, portanto, pouca customização é necessária antes de sua implementação. No entanto, tendo em vista a necessidade de adaptação dos sistemas às regras de negócio do cliente, a Companhia conta com uma equipe de customização que ao entender as necessidades do cliente faz as alterações necessárias nos sistemas contratados para que esses se adaptem ao dia-a-dia do cliente.

Suporte

A área de suporte tem a finalidade de proporcionar ao cliente o apoio necessário para a continuidade de suas operações. A central de atendimento telefônico está disponível 24 horas para data centers e 14 horas para sistemas todos os dias da semana. Além disso, o cliente conta com sistema de abertura e acompanhamento de chamados via extranet-web.

Documentação

Para auxiliar os clientes na tarefa de inclusão de novos usuários nos sistemas implementados pela Linx e da reciclagem de conhecimentos, a Linx Sistemas oferece:

  • documentação on-line de sistemas via extranet-web;
  • material na web com organização de tópicos de estudo e pesquisa, orientados por processos organizacionais;
  • documentação com demonstração de fluxos de processos (rotinas organizacionais), combinados com os manuais de uso e operação dos sistemas; e
  • serviço de remessa eletrônica de arquivos de documentação de sistemas que podem ser solicitados na central de suporte.

A documentação pode ser acessada pela área restrita a clientes no site da Linx Sistemas.

Pesquisa e desenvolvimento

Desenvolvemos os nossos produtos internamente. Rápidos avanços tecnológicos em software, padrões de evolução de tecnologias de software, mudança das necessidades dos clientes e lançamentos frequentes de novos produtos, caracterizam os mercados de software em que estamos competindo. Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é uma linha relevante no plano de investimento, dada sua importância estratégica para o setor da economia no qual a Companhia está inserida. Tais investimentos permitem o desenvolvimento de soluções cada vez mais adequadas às necessidades dos clientes, e agregar inovações tecnológicas que propiciam maior produtividade dos usuários das soluções.

Os maiores objetivos de nossas Pesquisas e Desenvolvimento são:

  • aprimoramento técnico de nosso software para aumentar a eficiência;
  • desenvolvimento, adoção e a avaliação de novas tecnologias;
  • melhorias para produtos de software existentes; e
  • desenvolvimento de metodologias que aumentam a qualidade do software e sua eficiência.

Linx Retail Academy

Tendo equipes próprias para a prestação de serviços profissionais para os clientes, é fundamental para a Linx continuar a contar com profissionais gabaritados e experientes. Desta forma, investimos para a capacitação e treinamento internamente.

Oferecemos treinamento para clientes, parceiros e empregados, como parte de nossa missão de acelerar a adoção e uso de nossos produtos de softwares, criando oportunidades para que nossas receitas de produtos aumentem. O Linx RetailAcademy foi criado com o intuito de atender à demanda de capacitação dos clientes da Companhia. Para isso, oferece cursos com enfoque técnico e conceitual, direcionados às soluções desenvolvidas pela Linx, e utiliza o contexto empresarial para relacionar os conceitos teóricos de cada área à tecnologia de sistemas aplicados à gestão de negócios. A academia possui salas de aula equipadas com recursos de última geração e conta com um time de instrutores especializados em cada uma das áreas de negócio.

Estratégia de vendas

A Companhia foca seus esforços comerciais na venda, a partir de sua matriz e de nove filiais próprias nos principais Estados brasileiros. Como forma de complementar geograficamente sua atuação, especialmente em Estados menos representativos, a Companhia também se utiliza de canais indiretos, como franquias e representantes comerciais.

Venda por meio de canais diretos

Tendo foco no varejo e combinando grande aderência de suas soluções com expertise de seus profissionais, a Linx privilegia o atendimento direto a seus clientes. Nos canais diretos, a Companhia conta com gerentes comerciais dedicados aos clientes da base (conhecidos como farmers) e gerentes comerciais responsáveis pela prospecção de novos clientes para a Companhia (os hunters). Sua equipe comercial é especializada tanto nas diferentes verticais do varejo, como também nos diferentes portes de clientes e, finalmente, nas diferentes ofertas disponíveis no seu portfólio.

A Companhia centraliza seus esforços e controla as oportunidades geradas pelos gerentes comerciais em um único software de CRM, o que lhe facilita a realização de vendas cruzadas, além de lhe permitir uma maior visibilidade dos resultados de vendas. Possuímos também áreas específicas de controladoria e planejamento comerciais, que buscam padronizar metodologias, processos e aumentar a produtividade e eficiência de nossas atividades. Adicionalmente, temos uma central geradora de oportunidades baseada em Belo Horizonte, responsável pela busca proativa de agendamento de visitas iniciais para nossos hunters.

Venda por meio de canais indiretos

Os canais indiretos aumentam a capilaridade da Companhia, fazendo-a presente em localidades nas quais não possui unidades próprias. As franquias são, em sua maioria, canais exclusivos de distribuição de produtos Linx e fazem a prospecção de novos clientes e negociação das soluções da Companhia nas regiões em que atuam, além de realizar treinamentos, implantação e customização das soluções Linx.

De forma complementar, a Companhia conta com 11 representantes comerciais, que têm por objetivo a prospecção de novas vendas, sem exclusividade, de soluções e/ou serviços. O representante atua no fomento e gerenciamento dos processos comerciais de determinada região.

As 126 franquias e os representantes recebem um percentual das receitas de licenças geradas por eles em caráter de comissão. As franquias também recebem um percentual sobre a receita de manutenção gerada pelos clientes baseados nos territórios em que atuam. Todo o faturamento das receitas recorrentes gerado pelos canais indiretos é realizado diretamente pela Companhia aos clientes.

A matriz e as filiais próprias da Companhia são referências para as atividades operacionais, comerciais e técnicas dos franqueados. A Companhia mantém um departamento responsável pelos canais indiretos que controla, acompanha e coordena as franquias e representantes de venda, que presta assessoria e acompanha suas atividades operacionais, desenvolvimento das estratégias comerciais, administrativas e de marketing. As atividades das franquias também são controladas por pesquisas de satisfação realizadas com os clientes atendidos por todos os agentes comerciais da Companhia.

Última atualização: 14 de agosto de 2017